sábado, 14 de agosto de 2010

RECAPITULANDO

Para os que faltaram, não entraram ou simplesmente não lembram de como foram nossas aulas nessa primeira semana, fiz um apanhado geral pra refrescar a memória de vocês, bonitos!

Segunda, 9/8/2010

Teremos duas aulas:

1ª - AutoCAD com Ruy Debs.
O professor passou um vídeo institucional da Universidade e depois fez uma breve apresentação do programa que vamos usar por um longo tempo, o mais desejado pela maioria, o AutoCAD!

Todas as segundas das 7:30 às 9:00, na sala 171 - 7º andar.

2ª - Desenho Arquitetônico com Anna Rahme.
Apresentação pessoal e explicação do exercício da próxima aula, que é o seguinte:

Exercício 1

1.1 Levantamento fotográfico
- levar câmera fotográfica, se for bom, pode ser o celular.
- observar, perceber
- focar, enquadrar
- clicar (6 fotos)
1.2 Seleção (1 foto)
1.3 Ampliação
- imprimir em A4 PB
1.4 Transcrição
- papel manteiga A3
1.4.1 Síntese estrutural
1.4.2 Cópia por observação
1.4.3 Registro de planos em profundidade
1.4.4 Localização e identificação

Será estudado arestas, planos e escalas.

16/08 - Fazer as fotos e selecionar.
23/08 - Levar foto selecionada já ampliada.

Todas as segundas das 9:25 às 11:05, na sala 2B.

Terça, 10/8/2010

Topografia, Mecânica dos Solos e Fundações com Calafiori.
Definição de cada item que vamos estudar ao longo do semestre, bate-papo legal e alguns exercíos de escala para fazer em sala de aula e outros que entregamos para nota.

Exercícios

1) Representar em planta a distância da linha 1-2 que medida em campo resultou 414m. Adotar escala 1:500 e dar a resposta em cm.

1 - X
500 - 414

X = 414/500 = 0,828m

0,828x100 = 82,8cm

2) Quanto mede a linha 1-2 do exercício anterior em uma planta cuja escala seja 1:250?
Nesse exercício você pode fazer dessa forma:

1 - X
250 - 414

X = 414/250 = 1,656m
1,656x100 = 165,6cm

Ou simplesmente dessa:

82,8x2 = 165,6cm

3) Numa planta em escala 1:200, dois pontos A e B estão afastados em 52,8cm, qual a distância real entre eles?

1 - 52,8
200 - X

X = 52,8x200 = 10560cm

10560/100 = 105,6m

4) Qual o valor da linha A-B do exercício anterior na escala 1:400?
Nesse exercício você pode fazer assim:

1 - 52,8
400 - X

X = 52,8x400 = 21120cm

21120/100 = 211,20m

Ou simplesmente assim:

105,6x2 = 211,2m

Os exercícios que entregamos foram exatamente seguindo essa linha de raciocínio.

Todas as terças, das 7:30 às 11:05, na sala 12.

Quarta, 11/8/2010

Urbanismo: Cenário Urbano com Eduardo Nobre.
Revisamos o que vimos no 1ºSEM com a fofíssima Maria Ângela e o professor falou sobre os trabalhos que faremos ao longo do semestre.

Assim que eu escanear, colocarei o mapa que desenhamos aqui.

Todas as quartas das 7:30 às 11:05, na sala 1B.

Quinta, 12/8/2010

História da Arquitetura e Urbanismo Moderno com Flynn.
A professora contou a história dela, da faculdade e falou sobre a importância que têm a história de tudo o que nos ronda e envolve.

Todas as quintas das 7:30 às 11:05, na sala 111.

Sexta, 13/8/2010

Projeto Arquitetônico: Intervenções em Terreno Real
Teremos aula com dois professores em sala de aula:
- Geraldo Vespasiano Puntoni
- Luis Fernando Campanella Rocha

Foi apresentado o 1º projeto que faremos nesse semestre.

Assim que o conteúdo estiver disponível na Unidade WEB, eu colocarei aqui para aqueles que tiverem problemas em abrir o arquivo ou algo do tipo.

Todas as sextas das 7:30 às 11:05 na sala 5.

É isso!

Beijos,
Tami.

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