Para os que faltaram, não entraram ou simplesmente não lembram de como foram nossas aulas nessa primeira semana, fiz um apanhado geral pra refrescar a memória de vocês, bonitos!
Segunda, 9/8/2010
Teremos duas aulas:
1ª - AutoCAD com Ruy Debs.
O professor passou um vídeo institucional da Universidade e depois fez uma breve apresentação do programa que vamos usar por um longo tempo, o mais desejado pela maioria, o AutoCAD!
Todas as segundas das 7:30 às 9:00, na sala 171 - 7º andar.
2ª - Desenho Arquitetônico com Anna Rahme.
Apresentação pessoal e explicação do exercício da próxima aula, que é o seguinte:
Exercício 1
1.1 Levantamento fotográfico
- levar câmera fotográfica, se for bom, pode ser o celular.
- observar, perceber
- focar, enquadrar
- clicar (6 fotos)
1.2 Seleção (1 foto)
1.3 Ampliação
- imprimir em A4 PB
1.4 Transcrição
- papel manteiga A3
1.4.1 Síntese estrutural
1.4.2 Cópia por observação
1.4.3 Registro de planos em profundidade
1.4.4 Localização e identificação
Será estudado arestas, planos e escalas.
16/08 - Fazer as fotos e selecionar.
23/08 - Levar foto selecionada já ampliada.
Todas as segundas das 9:25 às 11:05, na sala 2B.
Terça, 10/8/2010
Topografia, Mecânica dos Solos e Fundações com Calafiori.
Definição de cada item que vamos estudar ao longo do semestre, bate-papo legal e alguns exercíos de escala para fazer em sala de aula e outros que entregamos para nota.
Exercícios
1) Representar em planta a distância da linha 1-2 que medida em campo resultou 414m. Adotar escala 1:500 e dar a resposta em cm.
1 - X
500 - 414
X = 414/500 = 0,828m
0,828x100 = 82,8cm
2) Quanto mede a linha 1-2 do exercício anterior em uma planta cuja escala seja 1:250?
Nesse exercício você pode fazer dessa forma:
1 - X
250 - 414
X = 414/250 = 1,656m
1,656x100 = 165,6cm
Ou simplesmente dessa:
82,8x2 = 165,6cm
3) Numa planta em escala 1:200, dois pontos A e B estão afastados em 52,8cm, qual a distância real entre eles?
1 - 52,8
200 - X
X = 52,8x200 = 10560cm
10560/100 = 105,6m
4) Qual o valor da linha A-B do exercício anterior na escala 1:400?
Nesse exercício você pode fazer assim:
1 - 52,8
400 - X
X = 52,8x400 = 21120cm
21120/100 = 211,20m
Ou simplesmente assim:
105,6x2 = 211,2m
Os exercícios que entregamos foram exatamente seguindo essa linha de raciocínio.
Todas as terças, das 7:30 às 11:05, na sala 12.
Quarta, 11/8/2010
Urbanismo: Cenário Urbano com Eduardo Nobre.
Revisamos o que vimos no 1ºSEM com a fofíssima Maria Ângela e o professor falou sobre os trabalhos que faremos ao longo do semestre.
Assim que eu escanear, colocarei o mapa que desenhamos aqui.
Todas as quartas das 7:30 às 11:05, na sala 1B.
Quinta, 12/8/2010
História da Arquitetura e Urbanismo Moderno com Flynn.
A professora contou a história dela, da faculdade e falou sobre a importância que têm a história de tudo o que nos ronda e envolve.
Todas as quintas das 7:30 às 11:05, na sala 111.
Sexta, 13/8/2010
Projeto Arquitetônico: Intervenções em Terreno Real
Teremos aula com dois professores em sala de aula:
- Geraldo Vespasiano Puntoni
- Luis Fernando Campanella Rocha
Foi apresentado o 1º projeto que faremos nesse semestre.
Assim que o conteúdo estiver disponível na Unidade WEB, eu colocarei aqui para aqueles que tiverem problemas em abrir o arquivo ou algo do tipo.
Todas as sextas das 7:30 às 11:05 na sala 5.
É isso!
Beijos,
Tami.
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